| 27/10/2002 23h14min
No primeiro pronunciamento depois de declarado eleito presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 57 anos, parabenizou o povo brasileiro pelo que chamou de extraordinário espetáculo da democracia deste domingo, 27 de outubro de 2002. Lula chegou ao Hotel Intercontinental, em São Paulo, acompanhado da esposa, Marisa Letícia Lula da Silva, do vice-presidente eleito, José Alencar, e da esposa de Alencar, Marisa Gomes da Silva. O presidente eleito estava sorridente, pousou para fotos e ouviu dos presentes "Parabéns a Você". Neste domingo é aniversário de Lula, que foi registrado em 6 de outubro, mas acredita que nasceu no dia 27, segundo informação de sua mãe, Eurídice.
Lula agradeceu a autoridades responsáveis pelo processo eleitoral, através do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao presidente Fernando Henrique Cardoso, que, disse, anunciou à socidade brasileira a mais sensata transição de governo – referindo-se à equipe de 51 pessoas do governo FH que trabalhará junto a representantes de Lula. O petista ainda rendeu homenagens aos milhões de homens, mulheres e adolescentes que votaram tanto nele quanto em José Serra (PSDB) e ainda lembrou dos eleitores que se abstiveram de votar. Segundo Lula, é o comportamento do povo que consolida a democracia no país.
Para o presidente eleito, o resultado das urnas, que aponta vitória com mais de 60% dos votos, o obriga a afirmar que, embora tenha sido eleito pelo PT e pelas siglas aliadas, a partir de 1º de janeiro será o presidente de 175 milhões de brasileiros. Disse que não seria exagero dizer que apenas o presidente, o vice e sua equipe não seriam suficientes para governar um país com os problemas do Brasil e garantiu que convocará toda a sociedade brasileira –empresários, sindicalistas, intelectuais, trabalhadores rurais, homens e mulheres – para que se possa contruir um país "justo, fraterno solidário".
Ao se dirigir à comunidade internacional, o petista afirmou que o Brasil pode jogar um papel extraordinário no continente americano para construir um mundo de paz, em que haja crescimento econômico e social para todo o povo.
Lula agradeceu a companheiros de partido e citou especialmente José Genoino e Benedita da Silva, que concorreram respectivamente aos governos de São Paulo e Rio de Janeiro, mas não se elegeram. Depois rendeu homenagem a Alencar, a quem chamou de companheiro. Disse que ambos seriam parceiros na condução do governo.
Pouco antes de encerrar, Lula afirmou que sua eleição é a vitória da esperança sobre o medo. E comentou que teria de largar o microfone, ou não iria parar de falar. Agradeceu novamente aos companheiros que trabalharam de forma incansável, à direção do PT e dos partidos aliados
– Sem vocês não teria sido o Lulinha paz e amor desta campanha, encerrou.
Às 12h desta segunda, dia 28, Lula fará um pronunciamento à nação. Na terça, deve se reunir com FH.
Acompanhe todos os números da apuração no especial Eleições 2002.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.